Você já reparou que, ao acessar alguns sites utilizando seu smartphone, eles ficam com uma visualização ruim? As bordas fogem da tela, o texto fica muito grande e as imagens não se encaixam, entre outros inconvenientes que dificultam a navegação? Em contrapartida, notou que alguns outros sites funcionam perfeitamente no seu celular, com todo o conteúdo adaptado para a tela do aparelho? Sabe por que isso acontece? Até pouco tempo atrás, para acessar a Internet você precisava estar em um computador. Aparelhos móveis, como celular ou tablet, eram apenas possibilidades de um futuro distante. Por essa razão, quando um desenvolvedor ou web designer criava um site, tinha em mente as dimensões de um monitor de notebook ou desktop. Isso acabou criando um problema a partir do momento em que mais pessoas se conectavam a Internet através dos seus celulares. E não são poucas pessoas que usam o celular para navegar pela web. De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios, desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 47% dos acessos à internet no Brasil são feitos por celular. Como cada vez mais as pessoas preferem usar seus aparelhos móveis para navegar na Internet, foi necessário criar modelos novos de design para dar conta dessa demanda. São os sites mobile (para dispositivos móveis) e responsivos. Site mobile versus responsivo Para solucionar essa questão foram criados os sites mobile, ou seja, uma versão específica do site para ser vista nos celulares – e posteriormente nos tablets. Esse tipo de site pode ser identificado com o m no início do link de acesso. Entretanto, a versão mobile dos sites tem certas desvantagens. A principal delas é que acaba-se criando um novo domínio, ou seja, em vez de um, são dois domínios que de vem ser atualizados, passando por manutenções e alterações constantes. Já um site responsivo traz a vantagem de entregar uma experiência otimizada para desktop e mobile sem a necessidade de manter dois domínios. Ou seja, o site responde automaticamente, de acordo com o tipo de dispositivo no qual ele está sendo acessado, adaptando o seu modo de exibição. Com isso, o processo de manutenção também é facilitado, já que você pode fazer as atualizações em um só domínio. Como deixar seu site responsivo? A “mágica” que ocorre é possível graças às inovações do CSS (Cascading Style Sheets -uma linguagem de folhas de estilo) e HTML (HyperText Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto), mas isso é uma conversa muito específica. Entretanto, existem muitos tipos de CMS (Custom Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) – ferramentas que permitem criar e publicar um site – que já trabalham com templates (modelos) de sites responsivos. É só criar e pronto! Caso você utilize outra plataforma para publicar o seu site, o ideal é procurar o serviço de um web designer capaz de transformá-lo em um site responsivo. Entretanto, vale ressaltar que isso normalmente inclui uma repaginada total no template – um esforço que vale a pena para entregar a melhor experiência para seus visitantes. Fonte: DNA do Empreendedor
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